Clientes desavisados reclamam da greve dos bancários no centro de Curitiba
quarta-feira, 19 de setembro de 2012Muitos curitibanos foram pegos de surpresa na manhã de ontem (18) com a greve dos bancários, principalmente nas agências do Centro da cidade. A maioria dos clientes buscava soluções que não dependiam do caixa eletrônico, como financiamento, extrato do PIS/Pasep e informações sobre o pedido de seguro desemprego.
A paralisação da categoria é nacional, comandada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A principal requisição da categoria é de um aumento de 10,25% nos salários, enquanto Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), propôs um reajuste de 6%. Não há, por enquanto, previsão de novas negociações.
O G1 esteve em agências da Caixa Econômica Federal e de outros bancos do centro, e percebeu que boa parte dos clientes não tinha conhecimento da greve. “Eu vim buscar agora informações sobre o meu seguro desemprego, mas agora que eu descobri que estava em greve”, lamentou a auxiliar de produção Maria Fátima Parreira. Situação semelhante à ocorrida com o auxiliar de expedição Natalino José da Silva. “Eu fui ao Ministério do Trabalho, fui atendido lá, me mandaram para Caixa Econômica para fazer essa segunda via do extrato do PIS/Pasep”, contou à reportagem. Ele reclamou ainda do fato de ter gastado duas passagens de ônibus para chegar ao Centro.
Em contraposição, um funcionário que preferiu não se identificar contra-argumentou que a categoria já está há dez anos sem aumento real de salário, e que gostaria de ver a reação dos clientes caso não obtivessem retorno financeiro. Durante a paralisação, os caixas automáticos e os serviços pela internet devem ser mantidos.
Segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, estão fechados os 13 chamados “Centros Administrativos”, isto é, os locais onde se concentram serviços internos e processos administrativos. A estimativa sobre o número de agências que aderiu à paralisação só deve ser estimado pela categoria no início da tarde. No total, são 1.537 agências e 30.822 bancários em todo o estado de Santa Catarina.
Fonte: G1