Revitalização dá novos ares à Rua São Francisco, no centro de Curitiba
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012A Prefeitura de Curitiba, o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e o Sebrae/PR inauguram nesta quinta-feira, dia 20, às 19 horas, mais um trecho revitalizado do centro comercial de Curitiba. A Rua São Francisco, que fica no entorno do antigo Museu Paranaense, hoje Paço da Liberdade Sesc Paraná, na Praça Generoso Marques, vai ganhar nova iluminação e calçada.
A entrega faz parte de um projeto maior, de revitalização, iniciado em 2009, com o objetivo de transformar a rua, marginalizada durante anos pelo tráfico de drogas e prostituição, em eixo gastronômico. A inauguração da Nova São Francisco terá programação cultural gratuita, aberta ao público. Na esquina com a Presidente Farias, será instalado um painel com a história da rua.
A reforma da São Francisco começou em maio deste ano e contempla iluminação pública com postes e arandelas fixadas nas fachadas, preservando as características da região. Parte da calçada histórica, feita de grandes blocos de basalto negro, será preservada. Assim como aconteceu na Riachuelo, via pública vizinha à São Francisco que também passou por revitalização.
Após a solenidade de inauguração da São Francisco, está programada a pintura simbólica da fachada de um dos prédios da rua. A Tintas Coral é parceira no processo de revitalização e vai patrocinar a pintura de todas as fachadas da São Francisco. A parceria prevê novas cores para todos os imóveis, na área que se estende até a Praça Garibaldi.
Atrações
Para marcar a Nova São Francisco, o Sistema Fecomércio Sesc Senac promove atrações, como minishows de música instrumental paranaense e interação de palhaços com o público. Os visitantes contarão ainda com uma feira gastronômica, organizada pela Rede Empresarial do Centro Histórico, uma dos inúmeros grupos empresariais criados com a revitalização.
O Grupo Thá, que lançou nesta semana a planta do Green Center, empreendimento imobiliário que vai valorizar a região, oferecerá um espaço para que o público possa degustar os pratos e bebidas comercializados pela feira, a partir das 20 horas. O espaço fica nas paralelas da Treze de Maio e São Francisco, entre as ruas Barão do Serro Azul e Riachuelo.
Os empresários aderiram em peso à revitalização. Uma programação intensa é promovida na região, desde o último sábado, dia 15, e segue até o próximo sábado, dia 22. A Semana de Natal do Centro Histórico, ideia da Rede Empresarial do Centro Histórico, conta, por exemplo, com apresentações de músicas de Natal, em frente ao Solar do Rosário.
Os turistas e curitibanos devem ficar de olho na programação. Nos dias 21 e 22, às 20h30, haverá um grande evento para completar a programação de Natal da cidade. Serão feitas duas apresentações musicais no Calçadão do Centro Histórico, em frente ao Solar do Rosário, com 21 músicos, na maioria da Orquestra Sinfônica do Paraná e quatro cantores.
No sábado, às 16 horas, o Coral Curumim também se apresentará no palco em frente ao Solar do Rosário com músicas de Natal. O projeto é viabilizado pela Lei Rouanet, coordenado por Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário, com apoio da Rede Empresarial, e patrocínio do Grupo Thá, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE), Roca e Incepa.
Modelo
A revitalização do centro comercial de Curitiba virou modelo no Paraná e no Brasil. Dezenas de missões técnicas visitam anualmente a região do entorno do Paço da Liberdade Sesc Paraná. Cinco projetos, inspirados na experiência curitibana, transformam ruas em Londrina, Maringá, Marechal Cândido Rondon, Castro e Francisco Beltrão. Bem como centros comerciais antigos nos estados de Santa Catarina, Estado Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
“A mobilização empresarial é fundamental para a revitalização de espaços comerciais. Os empresários precisam estar comprometidos e devem se apropriar do entorno onde estão localizadas as suas empresas. Não basta reformar a fachada, melhorar a gestão, tornar a vitrine atrativa se não houver um desejo mútuo dos empresários em torno do desenvolvimento da região”, diz Walderes Bello, consultora e gestora do Sebrae/PR no projeto em Curitiba.
Para Walderes Bello, as mudanças já podem ser percebidas no centro de Curitiba. A região está mais iluminada, passa uma sensação de maior segurança e conta com atrativos turísticos como o Paço da Liberdade, que atrai milhares de turistas. “Revitalizar espaços comerciais é uma tendência irreversível. Os centros antigos, muitos deles marcados pela concentração de drogas e de prostituição, precisam passar por uma reformulação urgente.”
O trabalho desenvolvido pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Prefeitura de Curitiba e Sebrae/PR na capital é exemplar, segundo Walderes Bello. “A ideia não pressupõe apenas uma nova roupagem para a região, uma ‘cara’ nova, mas uma revolução na qualidade do comércio que ali está instalado.” “Revitalizar significa dar nova vida, dar novo sentido, atualizar e criar uma nova cultura. Engajados, os empresários devem enxergar em processos de revitalização oportunidade para melhorar a qualidade dos empreendimentos.”
Fonte: Paraná On Line